21/10/2016 Por JP Resende

Se seu filho tem menos de 3 anos, ele não aprenderá a dirigir

Há pouco menos de 2 anos atrás eu explicava meu ponto de vista sobre o que aconteceria com os carros em um futuro próximo. Hoje, a ideia de self-driving car já parece bem menos ficção científica do que naquela época.

Os principais pontos para mim, relacionados a mudanças nos carros são:

  1. Em 15 anos, ninguém precisará dirigir mais. Na verdade, as pessoas nem mesmo PODERÃO dirigir manualmente nas zonas urbanas, pois não faz sentido adicionar risco a vida humana, uma vez que a tecnologia realiza esta atividade muito melhor que nós.
  2. Em 10 anos, não teremos mais carros zero km com motores a combustão. Os carros 0km serão elétricos.
  3. Em 10 anos, sua casa e seu carro irão produzir energia (solar) suficiente para você abastecer seu veículo sem pagar por combustível. Você só precisará pagar por uma franquia de combustível quando tiver que se deslocar para uma área fora da zona de autonomia do carro.
  4. Em 10 anos, a população dos grandes centros não precisará mais comprar automóveis. O custo de deslocamento usando um veículo autônomo e que se abastece sozinho a partir da energia solar, será muito baixo. Contratar um serviço de transporte poderá custar algo entre R$ 99 e R$ 999 por mês (corrigidos para valores equivalentes a daqui 10 anos), tendo o preço variando conforme sua frequência e modo de uso (exemplo: deslocamento dentro da cidade, região metropolitana, raio de 100km, raio de 200km, raio de 300km…) e qualidade/luxo/recursos do veículo.
  5. Em 3 anos, após muita discussão, haverá um consenso sobre qual vida os carros autônomos deveriam preservar, ou priorizar, em uma situação de acidente eminente. A decisão será a favor do passageiro do carro, ao invés do pedestre, ou demais condutores. As pessoas vão finalmente perceber que, caso não seja deste jeito, pedestres/condutores mal intencionados (alguém que queira cometer um crime passional, rival, vingança, etc) poderiam causar acidentes intencionalmente se colocando em situações de risco frente a carros autônomos.
  6. Este novo cenário fará com a indústria do petróleo sofra muito. O preço do petróleo irá derreter, diminuindo muito a margem. Empresas como a Petrobrás se tornarão insustentáveis. Quando a civilização tiver formas de energia limpa tão eficientes quanto a energia suja vinda petróleo, políticos vão começar a passar medidas ambientais que dificultam, ou proíbem o uso de energia suja, para parecerem que lutam pela saúde do planeta. Antes de existir formas limpas de energia sendo distribuídas em mainstream, isto não irá acontecer.

No vídeo abaixo, há um pequeno trecho onde falo sobre os carros autônomos. O vídeo completo pode ser visto aqui.

Definitivamente, nossa geração vive em um período de grandes mudanças e eu fico extremamente empolgado de estar vivendo nesta época e poder observar tudo isto com meus próprios olhos. Ótimos tempos estão vindo.

Comentários