É assim que você falará todas as línguas existentes
Eu cresci assistindo filmes e lendo livros de ficção científica e muitas vezes me pegava pensando em como seriam aquelas invenções no futuro.
Uma delas especificamente não se tratava de uma invenção tecnológica, mas de uma forma diferente de se usar um ser vivo fictício, descrito no clássico “Guia do Mochileiro das Galáxias”: o intrigante peixe babel.
No vídeo a seguir eu explico a história do Peixe Babel e apresento o que seria o nosso “peixe babel” no mundo real. Estamos mais perto do que nunca de ter um destes.
Assista no Youtube: É assim que você falará todas as línguas do mundo.
O peixe babel é vermelho, e não amarelo
Desde a minha apresentação no início de 2015 até este exato momento, mais um avanço aconteceu nesta área. A Waverly Labs está lançando o primeiro fone de ouvido com capacidade de tradução simultânea.
Novamente, a ficção científica deixou de ser ficção e em 1 ano você poderá entender qualquer língua apenas usando um fone de ouvido especial. Provavelmente as pessoas ainda vão querer aprender inglês, uma vez que é a língua universal e por isto é incrivelmente útil dominar este idioma sem precisar de equipamento especial. Porém, penso que ficará cada vez menos atraente ter que investir anos de estudo para aprender uma língua “menos útil” do que inglês. Isto ficará a cargo das pessoas que realmente curtem estudar idiomas, mas deixará de ser uma necessidade real.
Quanto a Waverly Labs, ela precisa torcer agora para ser comprada rápido, pois na minha visão, em 2 ou 3 anos, certamente os próprios smartphones vão começar a oferecer este serviço de forma nativa, com seus próprios apps e fones de ouvido.